A etapa da avaliação começa com uma conversa detalhada sobre o que incomoda o paciente. Neste momento, é identificado o problema que precisa de solução e buscamos todos os detalhes que possam ajudar na busca pelo resultado esperado.
Neste momento, também é feito um mapeamento global do estado geral de saúde do paciente, sendo solicitados, se necessário, exames laboratoriais para entender como está o funcionamento dos diversos sistemas que compõem o organismo, como rins, fígado, sangue, por exemplo.
A próxima etapa é o exame físico, no qual o paciente será examinado para avaliar a queixa apresentada no momento da conversa e identificar se há mais algum fator que pode impactar em sua saúde vascular e global. É realizada neste momento a avaliação completa do sistema vascular, que é composto, além das veias, pelas artérias e vasos linfáticos.
Para a avaliação específica das varizes e dos vasinhos, possuímos tecnologias modernas capazes de mostrar as varizes mais profundas (não visíveis a olho nu), que nutrem os vasinhos visíveis. Somente após essa identificação é possível tratar os vasos que são a raiz do problema e obter o resultado que o paciente deseja.
A fleboscopia é o uso de um aparelho que faz a transiluminação da pele e do tecido subcutâneo permitindo identificar as veias que estão até 5 mm abaixo da pele.
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite visualizar vasos que estão até 1 cm abaixo da pele. O aparelho VeinViewer® realiza a filmagem da pele em infravermelho, processa a imagem em fração de segundos e projeta novamente sobre a pele em luz verde, permitindo a identificação dos vasos. O uso desta tecnologia também é essencial para o momento do tratamento na realização do laser transdérmico e da técnica CLaCS.