O laser emite uma luz que é absorvida pela hemoglobina no interior do vaso, com o objetivo de gerar uma interação térmica que ocasiona o fechamento deste vaso, chamada fototermólise seletiva.
O tipo de laser utilizado para esta finalidade é o NdYag 1064, que emite pulsos de luz que penetram no corpo atingindo preferencialmente os vasinhos e varizes que objetivamos tratar, sem danificar a pele. Sempre é utilizada técnica de resfriamento que proporciona conforto e evita lesões inadvertidas da pele.
A variedade existente de lasers e seus ajustes possibilita adaptar o tratamento à grande quantidade de tipos de vasos nos membros inferiores e também na face.
Nos últimos anos foram desenvolvidas técnicas com a união de métodos, possibilitando potencialização dos resultados. O laser atualmente é utilizado junto à escleroterapia líquida ou à escleroterapia com espuma para otimizar o resultado no tratamento dos vasinhos e varizes. Outro fator de sucesso dos procedimentos atualmente é a utilização da realidade aumentada, que facilita a correta localização dos vasos a serem tratados.
A técnica CLaCS (Cryolaser and Cryoescleroterapia) consiste na combinação da utilização do laser, da escleroterapia com glicose e do jato de ar gelado para resfriar a pele. Essa técnica consegue reduzir as intervenções cirúrgicas em até 80%, pois possibilita o tratamento desde telangiectasias (vasinhos menores que 1 mm) até varizes de pequeno calibre (cerca de 3 a 4 mm).
Os procedimentos que utilizam laser transdérmico (sobre a pele) são realizados no consultório, de forma rápida e com ótima tolerância pelo paciente. Não há necessidade de imobilidade ou de afastamento das atividades do trabalho.