Varizes

cuidado além
das varizes!

O que é

Varizes são veias que se tornam dilatadas, alongadas e tortuosas, com alterações da parede e perda da função valvar, associadas com a hipertensão venosa, mais comuns nos membros inferiores.

 

Acomete mulheres e homens em todo o mundo, sendo a sétima doença crônica mais frequente.

 

Podem ser primárias, que se desenvolvem espontaneamente, ou secundárias, decorrentes de doenças, como trombose venosa profunda ou malformações.

 

Os fatores associados ao desenvolvimento de varizes primárias dos membros inferiores são hereditariedade, aumento da idade, obesidade, sexo feminino, gestação, uso de hormônios femininos, sedentarismo e profissões que demandam longos períodos em pé, com mínima movimentação.

 

As varizes dos membros inferiores possuem formas de apresentação clínica muito amplas, podendo ser assintomáticas, apresentar apenas queixa estética, possuir sinais como edema e escurecimento nas pernas, possuir sintomas como dor na perna, queimação, sensação de peso e perna cansada, além de sua manifestação mais temida, a presença de úlceras (feridas) na perna.

 

O diagnóstico é baseado na avaliação clínica, avaliação complementar (fleboscopia e realidade aumentada) e avaliação ecográfica (duplex scan).

 

O tratamento clínico é essencial para todos os casos, e engloba o controle dos fatores desencadeantes, o uso de meia elástica (indicada pelo cirurgião vascular após a consulta) e a realização de atividades físicas regulares.

 

O tratamento intervencionista pode ser necessário em casos nos quais existe queixa estética ou queixa da função das pernas. Atualmente, existe um amplo arsenal tecnológico que permite a realização de tratamento dos variados tipos e tamanhos de vasinhos, varizes e até safena, sem necessidade de internação hospitalar.

Avaliação

A etapa da avaliação começa com uma conversa detalhada sobre o que incomoda o paciente. Neste momento, é identificado o problema que precisa de solução e buscamos todos os detalhes que possam ajudar na busca pelo resultado esperado.

 

Neste momento, também é feito um mapeamento global do estado geral de saúde do paciente, sendo solicitados, se necessário, exames laboratoriais para entender como está o funcionamento dos diversos sistemas que compõem o organismo, como rins, fígado, sangue, por exemplo.

 

A próxima etapa é o exame físico, no qual o paciente será examinado para avaliar a queixa apresentada no momento da conversa e identificar se há mais algum fator que pode impactar em sua saúde vascular e global. É realizada neste momento a avaliação completa do sistema vascular, que é composto, além das veias, pelas artérias e vasos linfáticos.

 

Para a avaliação específica das varizes e dos vasinhos, possuímos tecnologias modernas capazes de mostrar as varizes mais profundas (não visíveis a olho nu),  que nutrem os vasinhos visíveis. Somente após essa identificação é possível tratar os vasos que são a raiz do problema e obter o resultado que o paciente deseja.

 

A fleboscopia é o uso de um aparelho que faz a transiluminação da pele e do tecido subcutâneo permitindo identificar as veias que estão até 5 mm abaixo da pele. 

 

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite visualizar vasos que estão até 1 cm abaixo da pele. O aparelho VeinViewer® realiza a filmagem da pele em infravermelho, processa a imagem em fração de segundos e projeta novamente sobre a pele em luz verde, permitindo a identificação dos vasos. O uso desta tecnologia também é essencial para o momento do tratamento na realização do laser transdérmico e da técnica CLaCS.

Diagnóstico

Após a consulta vascular e o exame físico detalhado, associado a realidade aumentada, é realizado a avaliação ecográfica das pernas através do duplex scan, permitindo a investigação detalhada da hemodinâmica corporal, quantitativa e qualitativamente, não só avaliando os critérios anatômicos, mas também funcional.

 

O exame de Ultrassonografia com Doppler Colorido, também conhecido como Duplex Scan, é um exame não invasivo, indolor, destinado ao estudo dos vasos. Deve ser realizado por um profissional habilitado, pois através dele se define a conduta terapêutica, não sendo necessário realizar outro método de diagnóstico por imagem.

 

O exame é realizado para melhor planejamento terapêutico, e tem papel fundamental no tratamento, guiando as punções para aplicação da espuma e as fibras durante a termoablação. No acompanhamento pós procedimento também é de suma importância para avaliação de resultados.

 

Além da avaliação do sistema venoso para o estudo das varizes, o duplex scan é também utilizado para o diagnóstico de outras patologias do sistema circulatório, sendo essencial para o Check Up Vascular (trombose venosa profunda, aneurisma e oclusão arterial, bem como a prevenção/cuidados nas doenças cérebro-vasculares). Podendo ser realizado nos membros superiores, inferiores, setor abdominal e carotídeo-vertebral.

Tratamento

Após uma avaliação adequada e individualizada, é possível planejar um tratamento personalizado, de acordo com cada caso, alinhando a expectativa do paciente com as técnicas mais avançadas, objetivando entregar sempre a melhor opção terapêutica.

 

O tratamento para varizes pode variar conforme o estágio e extensão da doença. Indo desde tratamento clínico, com mudança de hábitos de vida e medicações; tratamentos minimamente invasivos (escleroterapia, termo-ablação e microcirurgia), que são possíveis de serem realizados no próprio consultório e tratamento cirúrgico convencional, que são realizados em ambiente hospitalar.

 

Por se tratar de uma doença crônica, sem cura, a necessidade de realizar acompanhamento periódico com médico especialista se torna essencial, assim como a manutenção das medidas clínicas, no intuito de garantir o melhor resultado.

Varizes - Dua Clinica

agendar consulta

Atendimento humanizado, aliado à tecnologia, em busca de resultados duradouros.

enviar mensagem

    Open chat
    Marcar consulta!
    Olá, Como podemos te ajudar?

    Todos os direitos reservados a Dua Clínica. Desenvolvido por Agência Salt.