A Escleroterapia com Espuma, também conhecida por espuma densa ou microespuma, pode ser utilizada em todos os tipos de vasos, dos mais superficiais, até para tratamento da veia safena, substituindo a cirurgia. A mistura do esclerosante com o ar aumenta o contato da substância com a parede da veia, permitindo o tratamento de veias mais grossas sem a necessidade de cirurgia ou repouso.
Essa técnica minimamente invasiva consiste na mistura de um esclerosante (polidocanol) com o ar ambiente, formando uma espuma. Ela é injetada no interior da veia, com o auxílio do ultrassom, provocando o deslocamento da coluna de sangue local, preenchendo todo o vaso e aumentando o tempo de contato da substância com a parede do vaso, promovendo assim, o seu fechamento. A concentração do polidocanol e a proporção de ar é variável, sendo escolhida de acordo com o calibre do vaso que necessita ser tratado.
O tratamento é realizado na comodidade e conforto do próprio consultório. É rápido, bem tolerado e não existe a necessidade de repouso ou afastamento de suas atividades cotidianas, apenas restrição à exposição solar.