blog

momento dua

COVID-19 e eventos trombóticos

Desde o final de 2019 estamos vivendo a pandemia pelo coronavírus (Sars-Cov-2). A infecção afetou milhões de pessoas em todo mundo, com impacto no cotidiano da sociedade como um todo. Após meses de enfrentamento da doença foi possível o conhecimento e vários aspectos fisiopatológicos da mesma, como por exemplo, que a Covid-19 é uma doença vascular apresentando associação com eventos trombóticos.

 

As evidências disponíveis demonstram que a infecção pelo Sars-Cov-2 induz uma disfunção imunológica, lesão endotelial generalizada, coagulopatia e microangiopatia sistêmica. O vírus infecta as células através do receptor da enzima conversora de angiotensina 2(1), abundantes nas células dos pulmões e também nas células endoteliais. A disfunção endotelial induzida pela Covid-19, é o resultado do excesso de geração de trombina e redução na fibrinólise, levando a um estado de hipercoagulabilidade que, juntamente com a hipóxia, pode estimular a trombose pelo aumento na viscosidade do sangue e pela indução de uma via induzida pela hipóxia. (2)

 

No ano passado, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) realizou um levantamento com o objetivo de identificar o percentual de médicos que atenderam pacientes infectados pelo vírus Sars-Cov-2 e a sua implicação na formação de trombos. Para que, assim, fosse possível compreender a relação do novo coronavírus com a saúde vascular e traçar diretrizes clínicas para a doença na doença na especialidade. De acordo com o levantamento, identificou que 39% dos profissionais da área atenderam pelo menos um caso de trombose venosa ou embolia em pacientes que testaram positivo para coronovírus em 2020. Por isso, a importância de que pessoas com pré-disposição à trombose, quando diagnosticadas com covid-19, sejam acompanhadas com cirurgião vascular, para evitar a coagulação excessiva durante a infecção, e mantenham o acompanhamento com o especialista mesmo após a sua recuperação.

 

1. Zhang H, Penninger JM, Li Y, Zhong N, Slutsky AS. Angiotensin-converting enzyme 2 (ACE2) as a SARS-CoV-2 receptor: molecular mechanisms and potential therapeutic target. Intensive Care Med. 2020;46(4):586-90.

 

Tang N, Li D, Wang X, Sun Z. Abnormal coagulation parameters are associated with poor prognosis in patients with novel coronavirus pneumonia. J Thromb Haemost. 2020;18(4):844-7.

COVID-19 e eventos trombóticos - Dua Clinica

agendar consulta

Atendimento humanizado, aliado à tecnologia, em busca de resultados duradouros.

enviar mensagem

    Open chat
    Marcar consulta!
    Olá, Como podemos te ajudar?

    Todos os direitos reservados a Dua Clínica. Desenvolvido por Agência Salt.